Tema e Comitê

A Guerra do Peloponeso teve início em 431 a.C. com a invasão dos espartanos à região da Ática (onde está localizada Atenas). Após expandir sua influência sobre outras cidades-estados, dentre as quais estavam aliadas de Esparta, criando assim um Império na região do Egeu, Atenas praticou uma série de hostilidades visando aumentar seu poder. O principal argumento de Esparta ao iniciar o conflito armado foi o discurso de “libertar” a Grécia da tirania ateniense, embora o historiador e general Tucídides afirme em sua obra História da Guerra do Peloponeso que “a causa mais verdadeira embora menos declarada é, penso eu, que os atenienses, tornando-se poderosos, inspiraram temor aos lacedemônios e os forçaram a lutar.”

Dez anos após o início da Guerra Arquidâmica (como ficou conhecida a primeira parte da guerra, nomeada a partir do rei espartano Arquídamo II), ambas as partes decidem iniciar novas negociações de paz. Assim, o Tratado de Nícias (nome do governante ateniense favorável à paz) foi assinado em 421 a.C. e tinha como objetivo 50 anos de paz – embora esta não tenha durado seis.

Este comitê irá simular as negociações do Tratado de Nícias, mantendo o foco na diplomacia e nas Relações Internacionais. A Guerra do Peloponeso é um tema frequentemente abordado no campo das RI, seja no âmbito teórico – Tucídides sendo um dos “pais” do realismo clássico – ou em estudos sobre segurança, organizações internacionais (como a Liga de Delos, por exemplo), entre outros. Pode-se dizer, portanto, que o grande desafio dos delegados será conciliar a diplomacia e a honra, além do uso da criatividade no que se refere à produção de documentos de trabalho dentro do comitê, buscando a aprovação de resoluções que sejam favoráveis aos interesses de suas representações e à paz.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s