Dossiê – Tebas

Doce palavra de Zeus, que nos trazes do santuário dourado de
Delfos à cidade ilustre de Tebas?”
Édipo Rei, Sofócles

 


Tebas é uma cidade-estado na Beócia, na região da Grécia Central, localizada ao sul de noroeste de Atenas. Está situada em uma planície, entre o lago Ylike para o norte e a cadeia de montanha Kitharion, que divide a Beócia da Ática, ao sul.

A cidade estava presente no imaginário grego. A fundação da cidade, segundo a mitologia, se deu por Cadmo, que na busca de sua irmã Europa (que havia sido levada para Creta por Zeus na forma de um touro) estabeleceu a cidade de Tebas. É nessa mesma cidade-estado que se desenvolve o mito de Édipo Rei.

Tebas

Tebas foi um importante centro micênico na metade ao fim da Idade de Bronze. Também conhecida como Kadmeia, foi inicialmente habitada por volta de 3000 a.C.. Devido sua posição central e segurança militar da cidade, Tebas tomou uma posição de comando no Beócios. A forma de governo era aristocrática, este era regido sobre estatutos de direito de propriedade e sua transmissão ao longo do tempo.

Alexandre em Tebas.

Alexandre em Tebas.

Historicamente, a cidade possuía relações hostis com Atenas, e era considerada uma das maiores rivais dos atenienses. Dessa forma, na Guerra do Peloponeso se alia a Esparta. Tebas é a cidade-estado líder de uma liga composta por cidades da Beócia. Como Plateia era a única cidade a não fazer parte dessa liga e era aliada de Atenas, Tebas decidiu por invadi-la. O ataque a Plateia foi uma das causas que deram início às hostilidades entre atenienses e peloponésios.

Ruínas da Cadmeia, em Tebas.

Ruínas da Cadmeia, em Tebas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s