Dossiê – Potideia

“…o promontório de Âmpelo rumou diretamente para o de Canastreu, de toda a Palene a parte mais avançada no mar. Ali tomou igualmente navios e tropas procedentes de Potidéia, Afítis, Neápolis, Egas, Terambos, Cionéia, Mendas e Sana.”

Heródoto, História, Livro VII

A Potideia foi uma colônia coríntia, fundada por volta de 600 a.C. e constituída de habitantes vindos da própria Corinto e do Peloponeso. Localizada na península mais ocidental da Calcídica, na Grécia, possuía um porto altamente estratégico na costa trácia, ao longo do mar Egeu, à caminho do mar Negro. Controlava o comércio de cereais, escravos, ferro, cobre, atum e madeira, constituindo uma cidade comercial. Antiga aliada de Atenas, saiu da liga de Delos devido à liderança autoritária ateniense, que estava utilizando o tesouro da Liga em benefício próprio.

Potideia

Potideia se revoltou contra Atenas, entrando em aliança formal com os calcídios e botieus e apoiados em sua própria forca bélica e na dos peloponesos. Assim, os atenienses deram ordens aos seus comandantes para fazerem reféns na Potideia e demolir suas muralhas, cercando e sitiando a cidade, após serem infrutíferos os processos de negociação pacífica. Deste modo os potideus recorrem à ajuda de Corinto e Esparta lança um ultimato a Atenas que envolve a suspensão do bloqueio da Potideia e das sanções de Mégara. Estes são apontados como algumas das principais causas da Guerra do Peloponeso.

Pintura macedônica em tumba, em Potideia.

Pintura macedônica em tumba, em Potideia.

Atenas, portanto, se ressentia pelo fato dos peloponésios haverem provocado uma revolta de uma cidade aliada e tributária deles, além de os terem combatido ao lado dos potideatas. Enquanto isso, os coríntios buscavam aliados e incentivavam a guerra antes que a Potideia fosse completamente destruída.

Sócrates defendendo Alcebíades em Potideia, Antonio Canova, 1797.

Sócrates defendendo Alcebíades em Potideia, Antonio Canova, 1797.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s