Dossiê – Pilos

“We left for Pylos, Nestor too
the shepherd of the peoples,
And He, receiving me the king,
within his halls so lofty,
Embraced me with all
eagerness as father does
his youngling
His son back from long time abroad.”

Homer, Odyssey
IX 108-112

 

Pilos foi uma cidade-estado localizada na costa da Messênia, região do Peloponeso. Era um cabo rochoso e estreito, conectado ao continente por toda a sua costa oriental. Possuía várias “defesas naturais”, podendo ser considerada um forte naturalmente construído. Em razão dessas características, Pilos foi cenário de uma das batalhas mais marcantes ocorridas entre atenienses e espartanos.

Pilos

No verão de 425 a.C., o general ateniense Demóstenes planejava estabelecer uma base fortificada em Pilos, que estava sob influência dos espartanos, com o objetivo de que, a partir dessa base, os guerreiros atenienses pudessem invadir o território espartano, libertando assim os servos, que eram a base do sistema econômico de Esparta. Os espartanos, quando souberam da invasão a Pilos, imediatamente enviaram tropas para combater os atenienses, contudo, foram derrotados. Um episódio inédito ocorrido na Batalha de Pilos foi o fato de os espartanos terem se rendido aos atenienses após perceberem que não poderiam vencer, quebrando assim com uma tradição de duzentos anos mantida pelos lacedemônios de morrer em batalha. 292 soldados, sendo 120 deles membros da aristocracia espartana, foram feitos reféns pelos atenienses.

Elmo de bronze de Pilos do século V a.C, aproximadamente.

Elmo de bronze de Pilos do século V a.C, aproximadamente.

Após a batalha, a base ateniense instalada em Pilos tornou-se motivo de preocupação para os espartanos, uma vez que esta enviava tropas para outras partes da Messênia, influenciando rebeliões naquela área. Além disso, havia a preocupação espartana com os reféns feitos na cidade. Tanto a base ateniense em Pilos quanto o destino dos reféns espartanos são tópicos que serão debatidos durante as negociações de paz.

Palácio de Nestor em Pilos.

Palácio de Nestor em Pilos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s