Dossiê – Mégara

“Choremos a juventude e a velhice também,
pois a primeira foge e a segunda sempre vem.”

Teógnis de Mégara

Mégara é uma Cidade-estado grega situada no norte do estreito de Corinto, na Ática. Floresceu no século VII a.C. devido ao comércio, possibilitando a construção de uma série de edifícios públicos, além da anexação de colônias importantes, como a de Bizâncio em 660 a.C.

Megara

Era aliada de Esparta, porém, por volta de 460 a.C associou-se a Atenas contra os coríntios, que os estavam pressionando em disputas sobre suas fronteiras, e não obtinham ajuda de Esparta nessa disputa. Atenas, portanto ocupou a região de Mégara e Pegás, construindo aos megáricos longas muralhas e os defendendo de ataques coríntios.

Discóbolo em Mégara.

Discóbolo em Mégara.

Entretanto, em 432 a.C. Mégara se rebela contra Atenas, contando com ajuda de coríntios, siciônios e epidáurios. Assim, com o propósito de afetar a economia megárica, Atenas emite o Decreto de Mégara, excluindo, portanto, todo e qualquer navio ou mercador megárico, dos portos comerciais controlados pela cidade ateniense. Os atenienses também construíram grandes muros em um dos portos de Mégara, o que causou a ira dos coríntios, pois foi visto como uma tentativa de Atenas de enfraquecer as pólis daquela região, aumentando assim a sua influência. Em outras palavras, o Decreto de Mégara foi um embargo comercial, que tinha como objetivo também isolar Corinto.

Os espartanos demandaram que os atenienses voltassem atrás, pois entenderam o Decreto como uma provocação. Contudo, os atenienses mantiveram sua posição. Este fato é considerado uma das razões que levaram a eclosão da Guerra do Peloponeso, pois acentuou a rivalidade entre as duas potências, resultando na maior fragilidade da paz naquele ambiente.

Estátuas de Hércules e Mégara (deusa).

Estátuas de Hércules e Mégara (deusa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s