Dossiê – Império Persa

“Xerxes. Alexander. Cyrus. Darius. All great, and if each was not Persian by birth, they were Persian kings when they died. Great kings over great empires.”

Noah Gordon, “The Physician”

O Império Persa foi um império iraniano situado no Sudoeste da Ásia, fundado no século VI. a.C. por Ciro, o Grande, que derrubou a confederação médica e promoveu uma política de expansão territorial. O império expandiu-se a ponto de dominar partes importantes do mundo antigo, por volta do ano 500 a.C. estendia-se do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedônia, na fronteira nordeste da Grécia. Era considerado o maior império existente e possuía uma grande diversidade cultural.

Pérsia
Os persas respeitavam os povos que dominavam, possibilitando-os a liberdade de ação, de emprego e de religião. Entretanto, os obrigava a servir ao exército persa e a pagar tributos. Deste modo, o império era reconhecido por sua força e tradição guerreira.

Soldados persas enfrentando o exército grego no século V a.C.

Soldados persas enfrentando o exército grego no século V a.C.

No século V a.C., eclodiram as Guerras Médicas, ou Greco-Persas. Estas envolveram os povos gregos aqueus, jônios, dórios e eólios, além dos medo-persas. Disputavam a região da Jônia, na Ásia Menor, quando colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram se livrar do domínio persa. No primerio confronto, os atenienses impediram o progresso persa. Assim, para se defender do poderoso império, os gregos organizaram a Liga de Delos, confederação de cidades-estados sob o comando ateniense, derrotando novamente os Persas na segunda guerra médica. O conflito foi decidido em dois combates navais e dois terrestres, sendo as batalhas mais famosas a de Maratona, Salamina e Plateias. As Guerras Médicas constituíram um dos acontecimentos mais importante do período clássico.

Componentes do exército persa.

Componentes do exército persa.

Ao fim das Guerras Médicas, o Império Persa reconheceu a soberania grega no mar Egeu. Portanto, na maior parte  da Guerra do Peloponeso o Império Persa manteve-se neutro.

Ruínas de Persépolis, no atual Irã.

Ruínas de Persépolis, no atual Irã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s