Dossiê – Epidamno

“Epidamno é uma cidade situada à direita de quem entra no Golfo Jônio. […] Com o correr do tempo, o poder dos epidâmnios veio a ser grande e sua cidade, populosa.”

Tucídides, História da Guerra do Peloponeso

 

 

Epidamno é uma cidade-estado localizada no Golfo Jônio, mais especificamente a oeste do mar Adriático. Possui uma vantagem geográfica, uma vez que se encontra cercada por penhascos e pântanos, além de estar situada em um porto rochoso, tornando-a uma cidade difícil de ser atacada, seja por terra ou por mar.

Epidamno

É reconhecida por possuir um sistema político avançado, o que possibilitou o controle do comércio com gregos e bárbaros na região. Era uma pólis em ascenção, pois, com o tempo, sua população crescia e o poder dos epidâmnios aumentava. Todavia, Epidamno era cenário de constantes conflitos entre facções democráticas e aristocráticas, sendo estes expulsos da cidade posteriormente. Além das lutas internas, os epidâmnios também entraram em guerra contra seus vizinhos bárbaros, o que culminou em uma perda considerável de poder da cidade.

Moeda encontrada em Epidamno/Durrës, datada de aprox. 229 a.C.

Moeda encontrada em Epidamno/Durrës, datada de aprox. 229 a.C.

Em sua fundação, como é de costume, foi chamado um representante da metrópole para ser chefe da colônia, que neste caso foi Fálio, filho de Eratoclidas, membro de família coríntia. Portanto, participaram também de sua fundação os coríntios. Desta forma, a cidade possuía uma dupla ligação com Corcira e Corinto, sendo colônia dos corcireus, mas possuindo também habitantes coríntios. Epidamno teve um papel fundamental no que se refere à eclosão da guerra.

Porto de Durrës, Albânia.

Porto de Durrës, Albânia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s