Dossiê – Corinto

“Penso, na verdade, que haveis de ser ainda, com vossos irmãos, os primeiros nesta terra de Corinto.”
Eurípedes, Medeia

Corinto foi uma das mais florescentes cidades gregas da antiguidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia. Desde aqueles tempos, Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, entre a Grécia peninsular e continental, o que trouxe benefícios sobre as artes e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local. Sua população era de aproximadamente 250 mil habitantes e eles foram os primeiros a adotar técnicas atuais de naus e navegação, os coríntios são considerados poderosos, ricos e opulentes.

Corinto
Córcira, colônia de Corinto, ponte natural entre a Grécia e o Ocidente, despertou o ódio dos coríntios por negligenciar a metrópole e os tratar com desprezo. Assim, por meio de disputas territoriais e guerras, Córcira buscou uma aliança com Atenas, que lhes daria condições de dominar o comércio com o Ocidente e garantiria proteção contra Corinto. Estes alegavam que os corcireus “afastaram-se totalmente de nós e agora nos combatem, sob o pretexto de não terem sido enviados como colonos para ser maltratados” enquanto as outras colônias os veneram.

Elmo de bronze coríntio, datado do século V a.C.

Elmo de bronze coríntio, datado do século V a.C.

Os coríntios estavam duplamente ressentidos com Atenas, pois estes  também haviam sitiado a Potideia, outra colônia coríntia. Assim, aliando-se a Esparta, junto com outras cidades-estados tais como Tebas e Mégara, Corinto pressionava um ataque dos lacedemônios a Atenas, sendo uma das principais pólis opositoras à paz durante a guerra.

Templo de Apolo em Corinto.

Templo de Apolo em Corinto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s