Dossiê – Córcira

“Partindo de Lêucade, atingiram o continente na parte fronteira a Córcira e foram ancorar em Quirnérion, na Tesprótida.”
Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, Livro I.

 

Córcira é uma ilha localizada no mar Jónico, é uma das ilhas gregas localizadas mais ao norte do país. Na região noroeste da Córcira se encontra a costa de Sarande, já na Albânia, enquanto a sudeste está a costa de Theprotia, parte da Grécia.

Corcira

De acordo com o historiador grego Estrabão, a região chamada de Esquéria por Homero na Odisseia se tratava da ilha de Córcira. A ilha também haveria sido visitada pelos argonautas na obra Argonáutica, há ainda quem diga que a ilha Próspero, presente na peça de Shakespeare “A Tempestade”, também é baseada na cidade-estado citada.

Seu nome grego, Korkyra, está relacionado a dois símbolos poderosos da mitologia grega: Poseidon e Asopos. Córcira é uma cidade-estado de peculiar importância, estrategicamente posicionada para rotas marítimas entre a Grécia, Itália e o mar Adriático, a ilha possuía portos importantes. Possuidora de uma frota marítima significativa, a ilha prosperou economicamente graças ao comércio e à sua zona portuária. O clima favorável da ilha (que possui uma das maiores taxas de chuvas da Grécia) permitia a agricultura farta, de modo que se eram exportados numerosos bens.

Córcira, atual Corfu.

Córcira, atual Corfu.

Córcira seguia uma política isolacionista, raramente interferindo em assuntos mais amplos, assim se abstendo de participar das Guerras Médicas. Córcira e Corinto entraram em guerra e Atenas, que desejava proteger suas rotas de comércio, se engajou em ajudar a ilha. Esse embate entre Corinto e Atenas foi uma das principais causas imediatas da Guerra do Peloponeso.

Górgona do Templo de Ártemis, em Corfu.

Górgona do Templo de Ártemis, em Corfu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s