Dossiê – Argos

“Euristeu forte é nado, o Estenelides; Merece, que é teu sangue, o império de Argos.”

Ilíada, canto XIX

Argos é uma cidade da Grécia, a leste na península do Peloponeso, localizada em meio a fértil planície de Argólida. É considerada a cidade mais antiga da Grécia, sendo habitada desde o período pré-histórico. Foi uma grande cidade da era micênica (Era do Bronze) e também foi o berço de muitos heróis mitológicos da Guerra de Tróia. No campo militar, Argos contribuiu com inovações militares como o uso tático da hoplita e double grip shields (uma tática em que se usa as duas mãos para segurar um escudo).

Argos

Clique para ampliar.

A cidade possui uma rivalidade contra Esparta devido suas disputas pela hegemonia na região do Peloponeso, e após vencer Esparta na batalha de Hísias (669 a.C.), Argos obteve uma breve liderança o que a permitiu até controlar os jogos olímpicos.

A Batalha de Hísias

A Batalha de Hísias

No episódio das Guerras Médicas (guerra entre Grécia e Pérsia), Argos manteve-se neutra, o que resultou em um isolamento por parte da maioria das outras cidades-estados da região da Grécia. A importância de Argos durante a Guerra do Peloponeso deve-se, principalmente, ao fato de estar próxima de Esparta. Ela permaneceu neutra nos primeiros dez anos da Guerra do Peloponeso, devido a um tratado de trégua que tinha com Esparta por 30 anos, posteriormente aliou-se a Atenas, Mantineia e Élida, visando a supremacia no Peloponeso, já que estava se fortalecendo enquanto Esparta se enfraquecia na guerra.

Castelo de Larissa, em Argos.

Castelo de Larissa, em Argos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s