Dossiê – Anfípolis

“Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.”
Atos 17:1-18

A cidade de Anfípolis foi fundada em 437 a.C. no nordeste da Grécia, foi construída em um planalto na margem oriental do rio Estimão, na região da Trácia. Sua colonização foi difícil, necessitando de três tentativas, nas quais as duas primeiras os atenienses foram massacrados pelos trácios e não conseguiram estabelecer uma cidade na região.

Clique para ampliar.

(Clique para ampliar.)

Ao longo do século V a.C. Atenas consolidou seu controle sobre a Trácia, estabelecendo colônias como Anfípolis, que lhe garantiu acesso a materiais primários, como ouro, prata e madeira, e rotas marítimas essenciais para a provisão de cereais da Cítia aos atenienses. Anfípolis tornou-se a principal base do força de Atenas na Trácia e, consequentemente, um alvo de cobiça aos adversários Espartanos.

Assim, a batalha de Anfípolis eclodiu em 422 a.C. Em um primeiro momento, a cidade não foi afetada, entretanto, a situação mudou com a chegada do exército espartano comandado por Brasidas. Apesar do estabelecimento de um período de trégua, que se estendeu por um ano, seu fim deu início a uma guerra sangrenta que resultou na morte dos principais comandantes: o ateniense Cleon e o espartano Brasidas, abrindo caminho para novas negociações de paz. A Batalha de Anfípolis consistiu na desastrosa derrota de Atenas na Trácia, na qual morreram 600 atenienses, enquanto foram mortos apenas 7 espartanos.

O Leão de Anfípolis

O Leão de Anfípolis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s